SUIÇA – REVEILLON NOS ALPES – 27 de dezembro a 09 de janeiro de 2022

Que tal vivenciar a magia da neve em plenos Alpes Suiços? Pois organizamos uma viagem de fim de ano especial. Vamos conhecer os pequenos vilarejos e estações de esqui mais charmosos deste belo país alpino. Visitaremos Lucerna, por muitos considerada a cidade mais linda da Suiça com seu lago e rio cortando a cidade, com suas montanhas no seu entorno e sua arquitetura medieval. Seguiremos para Grindelwald que preserva seu aspecto de vila alpina e de onde parte a maior atração de inverno da Suiça: subir de trem ao Jungfraujoch, com suas paisagens de tirar o fôlego. Não poderíamos deixar de visitar Zermatt, uma das mais lindas e charmosas estações de esqui com seu majestoso Matterhorn, a montanha mais fotografada da Europa. Vamos também conhecer a vila medieval de Gruyère, amuralhada e produtora do famoso queijo Gruyère, o preferido para a preparação dos deliciosos fondues e raclettes suíços. Terminaremos na linda e elegante Zurique, importante centro financeiro europeu. Ah, e vamos fazer tudo de trem! E as malas? Não se preocupem pois serão despachadas de um hotel ao outro, tornando as viagens de trem um verdadeiro passeio contemplativo!

Roteiro

27 de dezembro – 2ª feira – SÃO PAULO
Apresentação no Aeroporto de Guarulhos, no balcão da cia SWISS, terminal 3, às 16h:50, para as formalidades de embarque. Embarque no voo LX 093 saindo 19:50.

28 de dezembro – 3ª feira – ZURIQUE / LUCERNA
Chegada em Zurique às 10:50. Ainda no aeroporto, nossas malas serão despachadas em carro para o nosso hotel de Lucerna. Nós seguiremos para a estação de trem do aeroporto para embarque em trem direto com destino a Lucerna (trem previsto para sair 14:15 e chegar em Lucerna 15:25). Chegando em Lucerna, caminharemos 700m da estação de trem até nosso hotel. Acomodação no HOTEL DES BALANCES, categoria 4 estrelas, charmoso e com linda vista para o Rio Reuss, em pleno centro histórico. Noite livre

29 de dezembro – 4ª feira – LUCERNA
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos Lucerna a pé, considerada por muitos a mais bela cidade da Suiça. Nesta época, suas luzes natalinas brilham por toda parte. Cercada por montanhas e cortada pelo Lago de Lucerna, torna-se uma cidade romântica e de sonhos com suas fachadas e pontes decorada em flores. Conheceremos a cidade antiga com suas charmosas ruas e suas lindas praças como a Praça Weinmarkt e a Praça Kornmarkt com sua elegante prefeitura do séc XVII. Passaremos pela famosa Ponte da Capela com sua Torre de água octagonal e passaremos pelo Musegg Wall, as muralhas medievais da cidade e suas torres. Conheceremos a Igreja Jesuita às margens do rio Reuss e também visitaremos o famoso “Lowendenkmal”, um lindo leão talhado na pedra. Almoço incluído. Tarde livre para passeios e compras. Que tal visitar a “Max Chocolatier”, uma verdadeira boutique de deliciosos bombons suíços? Ou visitar a famosa loja Bucherer de relógios? Ou se perder nas ruelas da cidade antiga com seus cafés e lojinhas? Tudo isto está a poucos metros de nosso hotel. Noite livre.

30 de dezembro – 5ª feira – LUCERNA / GRINDELWALD
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos o museu “The Rosengart Collection”. Uma verdadeira joia proveniente de obras da coleção particular da família Rosengart, famosos “art dealers” suíços. A fundação/museu foi criada em 1992 e instalado no antigo edifício neoclássico do Swiss National Bank de Lucerna. Picasso possui 180 trabalhos expostos nesta coleção. Outros artistas com suas obras expostas são: Klee, Cezanne, Chagall, Matisse,  Miro e outros. Almoço incluído. À tarde, as malas serão despachadas em carro para nosso destino. Nós seguiremos para a estação de trem a pé (700m) para embarque em trem com destino a Grindelwald. Nosso trem tem saída prevista para 16:06 e chegada em Grindelwald às 18:39 (haverá troca em Interlaken). Chegando em Grindelwald, caminharemos 700m até nosso hotel. Acomodação no SUNSTAR GRINDELWALD HOTEL, um belo hotel categoria 4 estrelas, na rua principal da cidade e com vistas deslumbrantes de suas montanhas. Noite livre.

31 de dezembro – 6ª feira – GRINDELWALD
Café da manhã no hotel. Hoje vamos descobrir os encantos de Grindelwald. Grindelwald é uma das vilas alpinas mais charmosas e badaladas da Suiça, na região de Jungfrau e aos pés da famosa Montanha Eiger, uma das mais bonitas dos Alpes Suiços com seus 3.967m de altura. Caminhares pela vila, conhecendo a Dorfstrasse, sua rua principal com seus hotéis, restaurantes e inúmeras lojinhas. Veremos sua singela Igreja Reformierte Kirche. Com o “Grindelwald Bus”, seguiremos 3 km até o Glaciar Oberer Gletscher, um pequeno glaciar onde observaremos uma paisagem rural de tirar o fôlego: seus chalés de madeira, montanhas com neve e rios. Se o tempo permitir, retornaremos a pé a Grindelwald. Tarde livre. À noite participaremos do jantar festivo do réveillon em nosso hotel (incluído). Feliz 2022!

01 de janeiro – Sábado – GRINDELWALD / JUNGFRAUJOCH – TOPO DA EUROPA / GRINDELWALD
Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livre. Recomendamos fortemente visitar JUNGFRAUJOCH, denominada “Topo da Europa” desde 1912 pois é a montanha mais alta acessível por uma ferrovia de toda a Europa e o passeio mais famoso de toda a Suiça. É Patrimônio Natural da Unesco.  Desde Grindelwald subiremos em trem até o topo da montanha de Jungfraujoch que está a 3.454m de altitude. O percurso levará aproximadamente 1h30 passando por túneis e paisagens deslumbrantes. Chegando no topo, a vista é impressionante: os Alpes Suiços e seus picos com mais de 4.000m de altura! Também visitaremos o Palácio de Gelo com seus tuneis e esculturas esculpidas por guias de montanha, o Panorama Jungfrau com fotos e imagens das montanhas e a loja dos Chocolates Lindt. Tempo para almoço em um de seus restaurantes. Para voltar, sugerimos utilizar a nova e moderna “Gondola” que chega diretamente em Grindelwald.

02 de janeiro – Domingo – GRINDELWALD
Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livre para atividades independentes.
Grindelwald é pura alegria nesta época do ano. São várias atrações que podem ser vivenciadas e experimentadas como caminhadas por trilhas ao ar livre, visitas às vilas vizinhas como Lauterbrunnen, escolas de esporte de neve, o pequeno museu da cidade (aberto somente aos domingos à tarde) e atividades como patinação no gelo e escalada indoor.

03 de janeiro – 2ª feira – GRINDELWALD/ZERMATT
Café da manhã no hotel. Caminharemos até a estação de trem. Nosso trem tem saída prevista às 08:48, com troca em Interlaken, Spiez e Visp, e chegada em Zermatt para 11:51. Seguiremos 400m a pé até nosso hotel. Acomodação no Unique Hotel Post, categoria 4 estrelas superior, um hotel com mais de 140 anos de história, completamente restaurado e localizado na rua principal do vilarejo. Almoço incluído. À tarde, visitaremos Zermatt a pé, definitivamente uma das estações de esqui mais charmosas da Europa. Aqui carros motorizados não circulam, somente “taxis” elétricos. A pequena Zermatt está repleta de restaurantes, hotéis e lojinhas. Zermatt está encravada nos Alpes, às margens do Rio Matter Vispa, e dela avistamos a icônica montanha do Matterhorn, seguramente a mais conhecida e fotografada dos Alpes, não só por sua altitude (4.478m), mas também por sua forma rochosa com quatro faces. O Matterhorn está estampado em inúmeras marcas como o chocolate Toblerone e os lápis de cor Caran D´Ache. Caminharemos pela Bahnhofstrasse, sua rua principal cheia de vida. Observaremos suas casas de madeira com mais de 500 anos. Conheceremos sua Igrejinha de St Mauritius e ao lado, visitaremos o Museu de Matterhorn onde aprenderemos a história de Zermatt e veremos os equipamentos da primeira ascensão ao Matterhorn, em 1865, e que terminou de forma trágica. Noite livre. Zermatt está no Cantão do Valais, origem da deliciosa raclette (queijo derretido na batata e em embutidos). Que tal?

04 de janeiro – 3ª feira – ZERMATT-GORNERGRAT-ZERMATT
Café da manhã no hotel. Hoje reservamos o dia para mais um passeio épico nos Alpes suíços. Subiremos até Gornergrat com uma cremalheira “eco-friendly” que gera energia própria em sua descida. Serão 33 minutos de viagem panorâmica até seu pico (3.089m). A viagem passará por túneis, serpenteando pontes, galerias, pinheiros, rochedos e lagos. A visão que teremos no alto é considerada uma das mais perfeitas do mundo. Observaremos simultaneamente o maciço do Monte Rosa (o mais alto da Suiça com 4.634m), o Glacier Gorner (segundo maior dos Alpes), e um total de outras 29 montanhas com mais de 4.000m de altitude, incluindo naturalmente o MATTERHORN, bem em destaque com todo seu esplendor! Lá em cima teremos um enorme terraço ao sol, lojas, cafés e restaurantes (self-service e à la carte), um observatório astronômico e o Hotel Kulm, o mais alto do mundo! Há possibilidade de fazer caminhadas. No retorno, é possível fazer uma parada adicional com o trem em Rotenboden e caminhar 10 minutos até o Lago Riffelsee e fazer a tradicional foto do Matterhorn refletido no lago (se o tempo permitir). Retorno a Zermatt. Noite livre. Que tal uma deliciosa fondue, que também tem origem nos alpes suíços?

05 de janeiro – 4ª feira – ZERMATT
Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livre para atividades independentes.
É uma delícia passear por esta vila e vivenciar a alegria desta época do ano.
Opções de atividades não faltam como por exemplo subir ao Matterhorn Glacier Paradise com uma moderna gondola para acessar vistas incríveis dos Alpes e do Matterhorn.

06 de janeiro – 5ª feira – ZERMATT / GRUYÈRES / ZURIQUE
Café da manhã no hotel. Caminharemos até a estação de trem. O horário previsto da saída do trem é 08:13 com troca em Visp, Montreux e Montbovon. Chegada estimada em Gruyère às 12:05.  Gruyère é uma encantadora e mágica cidade medieval, pequena, amuralhada, localizada no alto de uma colina e famosa pela produção do queijo Gruyère. Chegando na estação, caminharemos 800m até nosso restaurante no centro da vila. Almoço incluído em restaurante típico para apreciar o verdadeiro queijo de Gruyére. Após o almoço, conheceremos o imponente castelo de Gruyère construído no séc XIII para uma família nobre da Idade Média: os Condes de Gruyère. Na sequência, seguiremos para a fábrica do queijo Gruyére “La Maison de Gruyère”. Na fábrica, 36 camponeses locais entregam diariamente sua produção de leite para a fabricação deste mundialmente conhecido queijo suíço. Com consistência firme e sabor forte, é um dos preferidos na preparação das raclettes e fondues. Aqui, conheceremos sua história de forma interativa. A queijaria está equipada com 4 cubas de 4.800 litros de leite e uma adega que permite descansar até 7.000 rodas de queijo. Também tem um maravilhoso mercado (Gruérien) com inúmeros produtos locais e naturalmente queijos de Gruyère. Continuando nossa viagem para Zurique, pegaremos o trem previsto para a saída às 17:05 com troca em Bulle e Friburg. A chegada em Zurique está estimada às 19:28. Caminharemos 350m até nosso hotel. Acomodação no HOTEL CENTRAL PLAZA, categoria 4 estrelas, com localização privilegiada entre a famosa Bahnhofstrasse e a Zurique antiga.

07 de janeiro – 6ª feira – ZURIQUE
Café da manhã no hotel. Pela manhã, faremos um city tour caminhando pela elegante cidade de Zurique, onde já morou Abert Einstein & Richard Wagner. Conheceremos a emblemática Bahnhofstrasse, avenida elegante com suas lojas de grife como a Channel, Louis Vuitton, Dior, relógios “Bucherer” e a Confeitaria Sprüngli datada de 1836. Visitaremos a Igreja de Saint Peter com sua bela torre com relógio e caminharemos pela Niederdorf Strasse, com suas ruelas cheias de bares e restaurantes. Almoço incluído. Tarde livre.

08 de janeiro – sábado – ZURIQUE
Café da manhã no hotel. Manhã livre. Sugerimos visita à Fábrica de Chocolate Lindt, localizada em Kilchberg (distante 8km do centro). É a maior loja de chocolate Lindt do mundo, com 500m2 e uma linda fonte de chocolate. Aqui você poderá personalizar sua embalagem de presente e também tomar um delicioso café em sua cafeteria. Hotel até 12:00. No final da tarde, traslado ao aeroporto para embarque no voo Swiss LX 092 saindo 22:40.

09 de janeiro – domingo – SÃO PAULO
Chegada em Guarulhos às 06:45.