RIO GRANDE DO NORTE – SERTÃO & PRAIA – 18 a 26 de outubro de 2022

O sertão como você nunca viu & praias que jamais pensou conhecer

Geoparque Seridó, Península de Galinhos com São Miguel do Gostoso & Natal

O Rio Grande do Norte está em festa. A Unesco, acaba de reconhecer e classificar o sertão do estado em um Geoparque mundial. Isto significa o reconhecimento da importância científica, geológica, paisagística e cultural da região. Estamos falando do Geopoarque Seridó, região da caatinga potiguar, com uma extraordinária diversidade geológica gerada durante a formação do Gondwana há aproximadamente 500 milhões de anos atrás. Suas atrações estão classificadas como geossítios. Vamos te surpreender com a beleza do Cânion dos Apertados em Currais Novos, com os registros rupestres em Carnaúba dos Dantas datada de aproximadamente 9 mil anos atrás além de conhecer um povo hospitaleiro e degustar uma culinária da caatinga. Na sequência, seguiremos para a Península de Galinhos, uma praia paradisíaca somente acessível por uma travessia de 10 minutos de barco ou por buggies pela praia. Galinhos é uma pacata vila de pescadores com somente 2000 moradores e ainda pouco conhecida do turista mas de uma beleza única com seus mangues, dunas e praias. Com um delicioso passeio de jardineira pela praia conheceremos a já consagrada São Miguel do Gostoso. Enfim, vamos te proporcionar um roteiro único, rico em experiências, cultura e belezas naturais. Imperdível!

Roteiro

18 de outubro – 3ª feira – SÃO PAULO / NATAL
Apresentação no AEROPORTO DE GUARULHOS, no balcão da cia Latam às 06:10, para embarque no voo LA 3642 saindo 08:10. Chegada em Natal às 11:25. Traslado, almoço e acomodação no Hotel SENAC BARREIRA ROXA,  ótimo hotel categoria 4 ****, em frente ao mar, mas sem acesso direto a praia. Tarde livre.

19 de outubro – 4ª feira – NATAL
Café da manha no hotel. Pela manhã conheceremos Natal, capital do estado. Visitaremos seu Pórtico dos Reis Magos, passaremos por seu “corredor cultural” de seu centro histórico avistando o pelo belo Teatro Alberto Maranhão, inaugurado em 1904 em estilo “art nouveau”, o Palácio da Cultura e a Capitania das Artes. Visitaremos Ponta Negra com o Morro do Careca e seu mercado de artesanato. Almoço no passeio.

20 de outubro – 5ª feira – NATAL / SANTA CRUZ / CURRAIS NOVOS (200km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a Santa Cruz para conhecermos a estátua de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, a estátua sacra mais alta do mundo com 56m de altura superando o Cristo Redentor do Rio que tem 38m. Inaugurada em junho de 2010, o santuário conta com duas capelas, uma sala das promessas ou casa dos milagres e a praça dos romeiros. Almoço. Continuação da viagem até CURRAIS NOVOS. Acomodação no HOTEL PORTO BRASIL SUITES, categoria 3 ***, simples mas com instalações modernas e confortáveis e bem no centro da cidade. À noite, lanche em cafeteria local.

21 de outubro – 6ª feira – CURRAIS NOVOS
Café da manhã no hotel. Pela manhã visitaremos a MINA BREJUI, um mundo subterrâneo de túneis e galerias e a mais importante mina de scheelita (tungstato de cálcio) da América do Sul, onde visitaremos suas galerias de exploração desativadas e seu museu mineral. Almoço. À tarde, conheceremos o CÂNION DOS APERTADOS, mais um geossitio de beleza natural incrível, formado pela erosão fluvial do Rio Picuí que cortou e modelou as rochas da Serra da Timbaúba. Nossa trilha (cada um poderá escolher sua dificuldade) será pela parte interna/inferior do cânion, acompanhando o leito do riacho, na maioria do tempo seco. A rocha dos paredões é o quartizítico e a vegetação e típica da caatinga com muitos mandacarus e xique-xiques. Um local especial, com suas lendas e guardiões esculpidos nas rochas. À noite, lanche em cafeteria local.

22 de outubro – sábado – CURRAIS NOVOS / CARNAÚBA DOS DANTAS / CURRAIS NOVOS (50km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a Carnaúba dos Dantas. Aqui visitaremos o geossítio XIQUEXIQUE. Local com condições de visitação bem estruturada e de extrema relevância arqueológica, pois encontramos em suas paredes registros rupestres com mais de nove mil anos, descobertos casualmente e com três temáticas principais: caça, dança e sexo. O acesso ao geossítio é por uma caminhada de 1km. Em Carnaúba dos Dantas também encontramos o Monte do Galo, santuário inaugurado em 1928 e ponto turístico para religiosos recebendo fieis de Nossa Senhora das Vitórias. O acesso ao monte é a pé por uma subida acentuada. Almoço. Após o almoço, conheceremos o trabalho do artista e artesão Jose Evangelista que trabalha a pintura da arte rupestre em rejeitos de quartizíticos. Retorno a Currais Novos. Lanche em cafeteria local.

23 de outubro – domingo – CURRAIS NOVOS / GALINHOS (200km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a Galinhos. Chegada no ponto de embarque para uma travessia em barco de 10 minutos até a vila de Galinhos. Caminharemos 5 minutos até a AMAGALI POUSADA onde almoçaremos e nos hospedaremos. A Amagali Pousada é simples porém com ambiente acolhedor e gestão familiar. Sua decoração é rustica e de muito bom gosto e tem localização privilegiada em frente ao tranquilo braço de mar que forma a península. Está estabelecida em meio a um coqueiral de 200 árvores e com uma agradável piscina. Tarde e noite livre.

24 de outubro – 2ª feira – GALINHOS
Café da manha na pousada. Manhã livre para passeios pela praia, banhos de mar ou mesmo passear de charretes tão comuns na paisagem da vila. Almoço. À tarde, faremos um instrutivo e ecológico passeio de barco para avistarmos seus mangues, conhecer a rara garça azul e passear por suas dunas e praias.

25 de outubro – 3ª feira – GALINHOS / SÃO MIGUEL DO GOSTOSO / GALINHOS (80km)
Café da manha na pousada. Hoje visitaremos a consagrada SÂO MIGUEL DO GOSTOSO, mas utilizando uma jardineira pela praia. Conheceremos o Farol da península e passaremos por inúmeras praias com tempo para banhos de mar. Almoço em São Miguel Gostoso e tempo para visita a esta pacata e rústica vila tão procurada para esportes de vento e praia. O retorno para Galinhos será em ônibus. Noite livre.

26 de outubro – 4ª feira – GALINHOS / NATAL / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Manhã livre. Almoço na pousada. Após o almoço traslado até Natal para apresentação no aeroporto às 16:40. Embarque no voo LA 3951 saindo 18:40. Chegada em Guarulhos às 22:10.