CRETA, GRÉCIA – CULTURA & HISTÓRIA EM UM CENÁRIO DESLUMBRANTE – 30 de ago a 14 de set 2022

Creta, a maior ilha da Grécia, é um dos destinos de maior importância cultural do arquipélago grego. Foi berço da civilização europeia onde os minoicos se instalaram há mais de cinco mil anos atrás. Está repleta de sítios arqueológicos sendo o mais importante deles o Palácio de Knossos que reflete a glória desta civilização perdida. A ilha vivenciou posteriormente vários domínios distintos como dos Bizantinos, Romanos, Venezianos e Turcos, adquirindo assim uma cultura única. Os cenários cretenses e sua beleza natural são deslumbrantes. A ilha possui várias das praias consideradas as mais lindas de todo o arquipélago grego. Suas cidades são únicas, charmosas e distintas: Chania é considerada a joia de Creta e a queridinha da ilha; Heraklion é a efervescente capital cultural; Rethymon é uma cidade medieval que parou no tempo; e Agios Nikolaos tem uma beleza única e charme peculiar. É esta explosão cultural que vamos leva-los para vivenciar em um roteiro exclusivo e completo, emoldurado com hotéis charmosos e bem localizados!

Roteiro

30 de agosto – 3ª feira – SÃO PAULO
Apresentação no Aeroporto de Guarulhos, no balcão da cia British Airways – Terminal 3, às 13:05, para embarque no voo BA 246 saindo 16:05.

31 de agosto – 4ª feira – LONDRES/HERAKLION
Chegada no aeroporto de Heathrow em Londres às 07:20. Conexão com o voo BA 2552 saindo às 12:30. Chegada no Aeroporto de Heraklion às 18:30. Traslado e acomodação no HOTEL OLIVE GREEN, categoria 4 estrelas, moderno, considerado inteligente, consciente e eco-friendly bem no centro da cidade. Noite livre.

01 de setembro – 5ª feira – HERAKLION
Café da manhã no hotel. Durante o dia todo visitaremos a capital de Creta, localizada em frente ao Mar Mediterrâneo, repleta de história e arquitetura dos venezianos e bizantinos. Sairemos do hotel a pé, por suas ruas sinuosas, para conhecermos o Porto de Pesca Rocca al Mare e onde se encontra a Fortaleza de Koules, construída no séc XIV pela República de Veneza quando conquistaram a cidade. Conheceremos a Igreja Ortodoxa Agios Titos identificando seu impressionante caráter greco-veneziano da cidade, a Liberty Square, praça central da cidade. Almoço. À tarde, visitaremos o emblemático Museu Arqueológico de Heraklion que se orgulha de sua coleção única da arte minoica e tem em seu acervo artefatos desde a pré-história de Creta, cobrindo um período cronológico de mais 5.500 anos desde o período neolítico até a época romana. Noite livre.

02 de setembro –6ª feira -  HERAKLION – PALÁCIO DE MINOS DE KNOSSOS
Café da manhã no hotel. Nesta manhã visitaremos o emblemático Palacio de Knossos, sitio arqueológico construído 1700 a.c. e descoberto em 1878 por um comerciante cretense. Aqui observaremos a glória de uma civilização perdida. Seu Palácio tinha 20.000 m2 com várias salas e andares, onde teria vivido o lendário Rei Minos e onde surgiu o Minotauro, famoso nome da mitologia. O Palácio era um importante centro de venda e troca de produtos. Estima-se que 50.000 pessoas viveram em seu entorno. Suas belas pinturas de deuses, animais e celebrações adornavam quartos, salões e corredores. Almoço. Tarde livre para passeios.

03 de setembro – sábado - HERAKLION/MONASTÉRIO DE ARKADI/CHANIA (200km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino ao MONASTERIO DE ARKADI. O Monastério representa sacrifício e liberdade para os cretenses pois foi local importante da resistência contra a invasão dos otomanos. Possui uma linda fachada datada do séc. XVI fortemente marcada pela influência renascentista. Visitaremos suas instalações e também seu lindo museu e galeria de arte. Almoço. Seguiremos viagem até Chania. Acomodação no HOTEL PORTO VENEZIANO, categoria 3 estrelas superior, com localização privilegiada e vista do Porto Veneziano e o Mar de Creta, distante 10 minutos da cidade antiga. Noite livre.

04 de setembro – domingo - CHANIA
Café da manhã no hotel. Pela manhã visitaremos Chania a pé, uma cidade com paisagem pitoresca, tendo mantido fortemente suas características principalmente do domínio veneziano. O porto tem uma arquitetura magnífica combinando elementos orientais e ocidentais. Iniciaremos nosso passeio pelo Porto Veneziano e seu farol que é a marca registrada da cidade. Passearemos por seus caminhos de pedra da cidade antiga e ruas de paralelepípedos. Conheceremos o mercado coberto de Chania onde podemos encontrar vários produtos locais como queijos, azeites, vinhos e muitos souvenirs. Visitaremos também a igreja Ortodoxa de São Nicolaos, suas praças e o bairro judeu com suas sinagogas. Almoço no passeio. Tarde livre.

05 de setembro – 2ª feira – CHANIA
Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livre. A região de Chania tem várias praias paradisíacas e famosas que merecem ser visitadas e curtidas. Segue nossa sugestão para um opcional com o “jeep tour”:
Elafonisi Beach: Praia isolada, famosa por seus trechos de areia rosada, com águas turquesas e cristalinas, distante 80km de Chania.
Seitan Limania: Pequena praia em um canal estreito entre falésias de alto mar com areia branca e água transparente cor turquesa vivo, distante 40km de Chania.

06 de setembro – 3ª feira – CHANIA / CHORA SFAKION – LOUTRO / RETHYMON
Café da manhã no hotel. Saída cedo pela manhã com destino a costa sul de Creta até chegarmos no vilarejo de Chora Sfakion onde pegaremos um ferry com duração de 20 minutos até chegarmos na tranquila e pitoresca aldeia de pescadores de Loutro com suas casas brancas com portas e janelas azuis. Veículos motorizados não acessam a vila. A aldeia é um convite para não fazer nada e observar as cores de Creta em uma de suas tavernas em frente ao mar. Almoço. No final do dia, retornaremos com o ferry até Chora Sfakion, para seguirmos com nosso transporte até Rethymon. Acomodação no VENETO BOUTIQUE HOTEL, pequeno e charmoso hotel, instalado em um antigo Mosteiro Dominicano e localizado nas charmosas ruelas estreitas da cidade antiga.

07 de setembro – 4ª feira – RETHYMON
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos a pé esta charmosa cidade que foi fortemente influenciada pelos venezianos. Seu conjunto arquitetônico é um dos mais preservados de Creta com suas mansões venezianas e suas mesquitas otomanas com seus minaretes. Visitaremos o Museu de História e Arte Folclórica onde aprenderemos a respeito dos trajes tipicamente gregos. Passaremos pelo “Guara Gate” que é a entrada da cidade antiga e conheceremos a Fonte Rimondi, construída pelos venezianos em 1626, ornada com três cabeças de leões ainda jorrando água, até chegarmos em seu belo Porto Veneziano. Almoço. Tarde livre.

08 de setembro – 5ª feira – RETHYMON/PALÁCIO DE PHAISTOS/LERAPETRA-SANTANNA BEACH (200km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a PHAISTOS, sítio arqueológico onde visitaremos o segundo maior palácio da civilização minóica, o Palácio do Rei Radamanthys e onde foi descoberto o famosos disco de Phaistos, um dos mais famosos mistérios da arqueologia pois não conseguem decifrar seu propósito, significado e onde foi feito. Almoço. Continuaremos viagem até Lerapetra, onde nos hospedaremos no ENORME SANTANNA BEACH HOTEL, um pequeno e elegante hotel construído em uma pequena colina em frente ao mar! Jantar no hotel.

09 de setembro – 6ª feira – SANTANNA BEACH HOTEL.
Café da manhã no hotel. Dia livre para aproveitarmos este delicioso hotel com sua piscina de borda infinita em frente ao mar de águas calmas. Espreguiçadeiras nos aguardam na praia. Jantar no hotel.

10 de setembro – sábado – SANTANNA BEACH HOTEL.
Café da manhã no hotel. Dia livre.  Sugestão: passeio opcional (não incluído) à Ilha de Chrissi, um verdadeiro paraíso de águas claras e areia branca, ilha protegida (pernoites lá não são permitidos) e com seu ecossistema de cedros africanos. O acesso à ilha é feito em barco (45min). Retorno a Lerapetra. Jantar no hotel.

11 de setembro – domingo – SANTANNA BEACH HOTEL / AGIOS NIKOLAOS (100km)
Café da manhã no hotel. Manhã livre. Almoço leve no hotel. À tarde, saída com destino a AGIOS NIKOLAOS. Chegada e acomodação no CASA PORTO BOUTIQUE HOTEL, hotel moderno, em pleno centro, rodeado por restaurantes e com vista primorosa da cidade e do mar de Creta! Noite livre.

12 de setembro – 2ª feira – AGIOS NIKOLAOS – SPINALONGA
Café da manhã no hotel. Pela manhã visitaremos Agios Nikolaos, uma das cidades mais bonitas de Creta com seu lago e mar de Creta emoldurando a cidade. No passeio também visitaremos de barco a Ilha de Spinalonga, significante atração histórica, outrora fortificada pelos Venezianos e mais recentemente (desde 1903 até 1957) tornou-se isolamento e hospital de leprosos. Almoço. Tarde livre. Que tal caminhar 5 minutos até a praia urbana de Kitroplatia?

13 de setembro – 3ª feira – AGIOS NIKOLAOS/HERAKLION (70 km)/LONDRES
Café da manhã no hotel. Saída com destino ao aeroporto de Heraklion para apresentação no balcão da cia British Airways às 12:05. Embarque no voo BA 2553 saindo 15:05. Chegada em Londres 17:10. Troca de avião com o voo BA 247 saindo 22:05.

14 de setembro – 4ª feira – SÃO PAULO
Chegada no Aeroporto de Guarulhos, Terminal 3, às 05:45.