CAMINHO DO QUEIJO ARTESANAL PAULISTA – NA ROTA DO SABOR – ROTEIRO 2 – 28 a 30 de janeiro de 2022

Que tal continuarmos a saborosa descoberta dos queijos artesanais paulistas? Pois desenvolvemos um novo roteiro para conhecermos mais três queijarias artesanais: Fazenda Santa Luzia em Itapetininga (queijo de vaca), Belafazenda em Bofete (queijo de vaca) e a Queijaria Rima (queijo de ovelha) em Porto Feliz.

No renomado concurso “Mondial de Fromage de Tours”, realizado no último mês de setembro na França, a Fazenda Santa Luzia conquistou com um de seus queijos uma medalha de ouro e duas de prata e a Belafazenda ganhou uma medalha de ouro. Os queijos artesanais paulistas ganham destaque e qualidade com rapidez e muito trabalho.

Venham vivenciar este roteiro tipicamente rural e conhecer um pouco desta história queijeira do estado de São Paulo.

Roteiro

28 de janeiro – 6ª feira – SÃO PAULO / FAZENDA SANTA LUZIA - ITAPETININGA (180km) / SOROCABA (80km)
Saída de São Paulo, em frente ao nº 199 da Praça da República, às 08:30, em micro-ônibus, com destino a FAZENDA SANTA LUZIA, em Itapetininga. A Fazenda Santa Luzia é pioneira na produção de queijos artesanais em São Paulo. Coleciona medalhas em concursos tanto nacionais quanto internacionais. Seu queijo mais premiado é o “Tropeiro” de massa suave e amanteigado. Mas os recém premiados em Tours foram: Gregório (ouro) e Fernão e Tropeirinho (prata). Almoçaremos em seu agradável bistrô rústico, embaixo de arvores e no meio de flores e pássaros naturalmente iniciando com uma deliciosa tábua de degustação de seus queijos. Após o almoço, visitaremos a propriedade e conheceremos o processo produtivo dos queijos desde a ordenha até sua expedição. Tempo para compras de seus queijos e produtos diversos em sua loja. Seguiremos para Sorocaba onde nos hospedaremos no HOTEL NOVOTEL, hotel confortável, categoria 4 estrelas, em frente ao shopping da cidade. Jantar no hotel.

29 de janeiro – sábado – SOROCABA / BELAFAZENDA-BOFETE (110km) / SOROCABA
Café da manha no hotel. Saída pela manhã com destino a QUEIJARIA BELAFAZENDA, propriedade tendo iniciado sua produção queijeira em 2017, mas já tendo conquistado uma medalha de ouro em Tours com seu queijo “Bem Brasil”, queijo suave de massa mole e casca mofada. Sua mestra queijeira nos fará uma demonstração de uma rápida produção de queijo fresco e na sequência, degustaremos seus queijos. Tempo para compras. Também faremos uma caminhada para conhecermos a capela da fazenda. Seguiremos o passeio para o EMPÓRIO QUILOMBARIA, local rústico e aconchegante, onde curtiremos a natureza com sua paisagem generosa e também fazer a curta trilha do bosque com seus mirantes, bancos e redes, levando ao seu rio de pedras. Almoço. Retorno a Sorocaba. Jantar no hotel.

30 de janeiro – domingo – SOROCABA / QUEIJARIA RIMA - PORTO FELIZ (40km) / SÃO PAULO (120km)
Café da manha no hotel. Saída pela manhã com destino a QUEIJARIA RIMA, produtora de queijos artesanais de ovelha. O queijo de ovelha é conhecido por ser de rápida digestão, fonte de proteínas e vitaminas e ótimo para controle da pressão arterial. Uma ótima opção também para pessoas intolerantes a lactose. Iniciou sua produção de queijos e derivados em 2017. Produz vários tipos com destaque para o “Araritaguaba” (tipo pecorino de ovelha), Boursin (bolinhas de queijo temperadas), além de variedades frescas como iogurte e coalhada. Degustaremos seus queijos e teremos tempo para compras. Visitaremos sua propriedade, observaremos e aprenderemos sobre suas ovelhas. Na sequência, seguiremos para a “Quinta das Amoreiras”, uma charmosa propriedade que trouxe a arquitetura de Parati como inspiração. Almoço. Após o almoço, seguiremos para São Paulo com chegada estimada para 17:30.