CAMINHO DO QUEIJO ARTESANAL PAULISTA – 25 a 27 de junho de 2021

Uma experiência campestre vivenciada pelo prisma da atividade queijeira!

Que tal vivenciar o autêntico charme da vida rural atrelado à rotina de queijeiros artesanais? Preparamos um final de semana para você conhecer três queijarias do estado de São Paulo e suas propriedades que certamente te surpreenderão. O projeto “Caminho do Queijo Artesanal Paulista” foi criado por doze queijarias paulistas, visando criar um selo de qualidade para identificar queijarias de alto padrão e impulsionar sua produção. São pequenos produtores rurais que criam seus animais com carinho para a preparação de seus produtos utilizando processos manuais e leite produzido em suas propriedades. Produzem queijo de vaca, cabra, ovelha, búfala e mesmo mistos. Estas propriedades abriram suas portas e se prepararam para receber seus consumidores de forma confortável oferecendo visitas informativas, degustações e algumas até deliciosos almoços. Nosso estado tem sim queijos com muita qualidade! Venha descobrir conosco.

Roteiro

25 de junho – 6ª feira – SÃO PAULO / QUEIJARIA PÉ DO MORRO – SERRA DO JAPI / AMPARO
Saída de São Paulo, em frente ao nº 199 da Praça da República, às 08:00, em micro-ônibus especial para turismo com destino a QUEIJARIA PÉ DO MORRO (100km), localizada no Alto da Serra do Japi, zona rural de Cabreúva. A Pé do Morro é uma das mais recentes integrantes do projeto. Vamos degustar seus queijos de vaca. Seus queijos mais vendidos são o “Lua da Serra” (mofo branco), criado a partir de sua experiência na produção de queijo Camembert na Alemanha e o queijo “Sol do Japi (massa cozida), a partir de sua experiência na produção do queijo Alpino na Suiça. Ainda produzem o queijo “piazinho” (casca lavada), “granito” (casca mofada) e o “quina” (massa lavada). Em seguida caminharemos pela bela propriedade avistando suas vacas felizes e plantações de uva e oliva. Seguiremos para o Portal do Japy, com seu belo campo de golf e restaurante panorâmico. Almoço. Após o almoço, seguiremos viagem (130km) até Amparo. Acomodação no HOTEL PRADO, um hotel novo de categoria executiva, confortável, com estruturas modernas e piscina, localizado bem no centro da cidade. Jantar no aprazível “Chopperia e Restaurante Estação Don Salles”, local de encontro e confraternização dos amparenses, distante uma quadra de nosso hotel.

26 de junho – sábado – AMPARO / FAZENDA ATALAIA / VINÍCOLA TERRASSOS / AMPARO
Café da manhã no hotel. Seguiremos para a FAZENDA ATALAIA, criada em 1870 para a produção de café. É hoje um verdadeiro exemplar de história, cultura e arquitetura. Após várias crises, iniciou a produção de queijos como subsistência. Em 2016, enviou seu “Queijo Tulha”, para San Sebastian na Espanha para participar da 29º edição da “ World Cheese Awards”, a maior competição de queijos do mundo. Ganhou medalha de ouro! Desde então sua produção queijeira não para de crescer. Faremos a visita histórica da fazenda, passaremos pela criação de gado e cabras, e veremos a sala de maturação dos queijos. A família nos proporcionará uma degustação de seus diversos queijos. Tempo para compra dos queijos e também pães, manteiga, doce de leite e geleias. Na sequência, seguiremos para a VINÍCOLA TERRASSOS, localizada no Alto da Serra da Mantiqueira com uma vista única das montanhas. Sua amplitude térmica possibilita duas safras ao ano mas é a safra do inverno que proporciona seus vinhos finos, envelhecidos em barris de carvalho francês. Nosso almoço será na vinícola regado com muito vinho! Após o almoço, tempo para passearmos por seus parreirais. No retorno à cidade, visitaremos a cidade a pé para observamos seu rico patrimônio arquitetônico da época da produção cafeeira. Conheceremos a bela Matriz Nossa Senhora do Amparo e seu casario no entorno como biblioteca e mercado. Retorno ao hotel.  Jantar na “Chopperia e Restaurante Estação Don Salles”.

27 de junho – domingo – AMPARO / CAPRIL DO BOSQUE – JOANÓPOLIS / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a QUEIJARIA & BISTRÔ CAPRIL DO BOSQUE (120km). O Capril do Bosque foi criado para proporcionar uma experiência rural marcante. Heloisa é a experiente mestre queijeira e sua filha Ju Raposo a chef do bistrô. Aqui todos os queijos são feitos com leite de cabra. São aproximadamente 70 cabras da raça Alpina Saanen, muito bem cuidadas e vivendo em um estábulo suspenso a 1,80m com piso ripado para que os dejetos caiam no solo. A queijaria é artesanal, utilizam leite puro e de boa qualidade, fermentos, fungos e insumos nacionais e importados. Produzem aproximadamente 13 tipos de queijos. Heloisa adora criar novos queijos. O queijo “cacauzinho”, foi criado por um pedido especial do chef Alex Atala. Vamos ter uma deliciosa degustação destes queijos e também almoçar, sem pressa pois a equipe é limitada. Afinal estamos no campo! Após o almoço, seguiremos para São Paulo (130km). Chegada estimada para 17:30.