CAMINHO DO QUEIJO ARTESANAL – ROTEIRO 3 – 05 a 07 de agosto de 2022

Um delicioso roteiro gastronômico com muito queijo, vinho, azeite & café!

Preparamos mais um roteiro de dar água na boca! Vamos explorar Espírito Santo do Pinhal, em meio ao complexo da Mantiqueira com suas belas paisagens rurais, região tradicionalmente cafeeira que atualmente recebe o título de “Toscana Brasileira”,  pois concentra uma vasta opção de queijarias artesanais, vinícolas que se destacam rapidamente assim como novos produtores de azeite já premiados.

Roteiro

05 de agosto – 6ª feira – SÃO PAULO / SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA (250km) / ESPÍRITO SANTO DO PINHAL (60km)
Saída de São Paulo, em frente ao nº 199 da Praça da República, às 08:00, em ônibus para turismo com destino a SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA. Aqui, trocaremos nosso transporte para acessarmos a FAZENDA IRAREMA em vans por 6 km de estrada de terra. Uma antiga fazenda que se dedicava unicamente ao cultivo do café e agora se destaca também com suas oliveiras e azeites premiados. Além de produzirem o azeite tradicional na versão suave e intensa com somente  0,2% de acidez, produzem também os aromatizados: alecrim, manjericão, limão siciliano e alho. Faremos uma degustação sensorial de seus azeites e almoçaremos na sequência. Após o almoço, conheceremos a fábrica e os processos de produção do azeite. Em um caminhão adaptado, percorreremos suas oliveiras. Tempo para compra de seus azeites. Continuaremos viagem até a Leiteria Santa Paula, pequena produtora de queijos finos artesanais, onde a queijeira Paula Florence nos apresentará seus queijos que produz há mais de 30 anos, com destaque para o Fermier (deliciosas bolinhas cremosas) e seu queijo fresco natural escorrido em tecido permeável. Continuação da viagem até Espirito Santo do Pinhal. Acomodação no Pinhal Palace Hotel, simpático e tradicional hotel categoria 3 estrelas, bem no centro da cidade. À noite, lanche no Hotel Villa do Poeta.

06 de agosto – sábado – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL / QUEIJARIA SERRA DAS ANTAS / ESPÍRITO SANTO DO PINHAL.
Café da manhã no hotel. Pela manhã e caminhando, conheceremos Espírito Santo do Pinhal com seu passado extremamente ligado à cultura cafeeira. Conheceremos sua bela e imponente Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, visitaremos o imponente Teatro Avenida, construído por ricos fazendeiros para atender à elite local e conheceremos também o Palácio do Café, construído nos primeiros anos da república para ser sede do município. No caminho, observaremos seus belos casarões, legado da opulência do café na região. Embarcaremos em nosso ônibus e viajaremos 70km até a QUEIJARIA SERRA DAS ANTAS, já em território mineiro e localizada na parte rural de Bueno Brandão. A queijaria é uma das pioneiras na produção de queijos artesanais finos de leite de cabra e vaca e segue receitas tradicionais francesas e italianas. Na Serra das Antas, encontraremos uma grande variedade de queijos tipo brie, camembert, reblochon, gorgonzola, tipo raclette e por aí vai. Vamos almoçar no bistrô “Bissurdô” restaurante da queijaria e regado com muito vinho! Tempo livre para visita às suas cabras e também compras em seu laticínio. Retorno a Espírito Santo do Pinhal. À noite, lanche no Hotel Villa do Poeta.

07 de agosto – domingo – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL / VINÍCOLA GUASPARI / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Manhã livre. Pela manhã, sugerimos  visita à Vinícola Guaspari, propriedade de grande beleza, cuidado e muito bom gosto. Seus proprietários transformaram a antiga fazenda de café em uma bela e instigante vinícola. Já faz dez anos que produzem vinhos reconhecidos e premiados. Seus dias ensolarados e noites frias propiciam o terroir perfeito para o plantio das uvas. Vamos percorrer um roteiro guiado na fazenda conhecendo o processo produtivo da vinícola, desde o manejo dos vinhedos passando pela indústria e cave de barricas. No final, faremos uma degustação de 4 vinhos. Saúde! Almoço na cidade. Após o almoço, retornaremos a São Paulo com chegada prevista para 18:00.