APA BORORÉ-COLÔNIA & APA CAPIVARI-MONOS – POLO DE ECOTURISMO DE SÃO PAULO – 26 a 28 de novembro de 2021

Já ouviu falar da APA (Área de Proteção Ambiental) Bororé-Colônia? E da APA Capivari-Monos? Pois então surpreenda-se, porque estas reservas ambientais estão no sul do munícipio de São Paulo e foram declaradas reserva da biosfera pela Unesco. Organizamos este final de semana para vivenciarmos o ar interiorano da península de Bororé chegando lá com uma travessia de balsa. Também conheceremos Colônia, a primeira colônia germânica no estado de São Paulo e nos surpreenderemos com sua cratera que é um intrigante fenômeno astronômico de um corpo celeste caído há mais de 36 milhões de anos. Colheremos hortaliças no pé, visitaremos produtores orgânicos, passearemos de jardineira e ainda poderemos interagir com lindas borboletas no Borboletário Águias da Serra. Nosso Hotel no Centro Paulus transformou o simples em um charmoso reduto em plena Mata Atlântica. E ainda assistiremos a um concerto clássico com crianças e adolescentes oriundos de um belo projeto social local. Nossa dica: não perca este final de semana!

Roteiro

26 de novembro – 6ª feira – SÃO PAULO / CENTRO PAULUS (PARELHEIROS) – 50km / COLÔNIA ALEMÃ / CRATERA & SEU CORREDOR AGRÍCOLA / SITIO SHIGUETA DE HORTALIÇAS
Saída de São Paulo às 09:00, em frente ao nº 199 da Praça da República, em ônibus especial para turismo com destino ao CENTRO PAULUS. O Centro Paulus é um hotel de estilo localizado num paraíso paulistano, em meio a Mata Atlântica, dentro da APA Bororé-Colônia e do Parque Natural do Itaim. Foi criado em 1981 pela Associação Tobias especificamente para a formação do ser humano e da sua ação no mundo com base na antroposofia. O hotel valoriza a simplicidade alinhada à natureza, arte e charme. Em nossa chegada será oferecido uma degustação de geleias de frutas nativas da Mata Atlântica como uvaia, Cambuci, grumixama, oferecida pela Família Magini, produzidas em seu sítio de agricultura familiar. Também degustaremos queijos de origem da Serra da Canastra. O almoço será servido no hotel, com receitas saudáveis e saborosas elaboradas com produtos orgânicos da horta própria e local. À tarde vamos conhecer Colônia, a primeira colônia de imigrantes alemães do estado. Foram 94 famílias alemãs que chegaram em 1829 para estabelecer uma colônia agrícola. Conheceremos sua Igreja e cemitério de 1844, terreno cedido por Dom Pedro I, sendo o primeiro cemitério protestante do Brasil. Seguiremos para a “Cratera de Colônia”, ocorrido possivelmente pelo impacto de um corpo celeste/meteoro com a terra há aproximadamente 36 milhões de anos atrás. Tombado pelo CONDEPHAAT, a cratera é um círculo com 3.6 km de diâmetro, que abriga importantes remanescentes da Mata Atlântica e de várzea. Tornou-se também um corredor agrícola fértil, onde vários pequenos produtores cultivam hortaliças e plantas ornamentais. Parada no Sítio Shigueta para observamos suas lindas e frescas hortaliças. Retorno ao hotel. Jantar.

27 de novembro – Sábado – ILHA DE BORORÉ / PARQUE NATURAL ITAIM – ORQUESTRA “ O TOM DA ALMA”.
Café da manhã no hotel. Hoje vamos embarcar numa simpática “jardineira”, ônibus de passeio adaptado com janelões panorâmicos completamente abertos. Seguiremos para a balsa, que acessa a Ilha de Bororé, na realidade uma península, às margens da Represa Billings. Chegando na Ilha de Bororé, visitaremos a CASA ECOATIVA, um projeto da comunidade, que promove atividades culturais e sócio ambientais por meio de práticas sustentáveis. Lá, aprenderemos sobre a permacultura e seus três princípios: cuidar da terra, cuidar das pessoas e compartilhar excedentes. Na sequência, visitaremos a Capela de São Sebastião, construída em 1904 em estilo colonial. Bem em frente da igreja, visitaremos o típico Armazém do Edinho, construído há mais de cem anos, com sua fachada preservada. Seu produto mais vendido é a cachaça aromatizada com cambuci. Também conheceremos o Café na Mata, um pequeno empório onde podemos comprar a “Cerveja da Ilha”, de produção local e artesanal. De volta à nossa jardineira, retornaremos por uma bela estrada de terra, margeando o Parque Bororé. Almoço no hotel. À tarde, faremos a trilha do Parque Natural Itaim, criado em 2012 por entre a Mata Atlântica, como compensação dos impactos ambientais causados pelas obras do Rodoanel Mario Covas. A trilha é fácil, inicia-se em nosso próprio hotel, e tem 3 km de extensão. Jantar no hotel. À noite, assistiremos a um concerto da orquestra “O Tom da Alma”. Esta orquestra é um projeto social realizado pela Associação Cívica da Colônia Alemã, que visa proporcionar através da música uma melhor perspectiva de vida aos seus jovens. São aproximadamente 20 integrantes, entre crianças e adolescentes, tocando violinos, sax, cellos e clarinetes. Ao participar da viagem, você proporcionará automaticamente uma camiseta de presente para colaborar com o uniforme da orquestra. Que alegria!

28 de novembro – Domingo – CHÁCARA ORGÂNICA MARAVILHA DE DEUS / BORBOLETÁRIO AGUIAS DA SERRA / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a Chácara Maravilha de Deus, um pequeno sítio rural  com produção orgânica. A região é forte na produção de orgânicos, e abastece toda a capital. Aqui poderemos comprar do pé e levar para casa. Na sequência, seguiremos para o Borboletário Águias da Serra. Um verdadeiro show de formas, cores e movimentos. São mais de mil borboletas de 17 espécies em estrutura para que o visitante tenha a experiência de ter contato com estes insetos. Em seu laboratório, aprendemos sobre as lagartas desde a fase do ovo até a pupa e que após a metamorfose, se torna na maioria das vezes linda e colorida. Retorno ao hotel. Almoço. Saída com destino a São Paulo com chegada estimada para 16:30.