AMETISTA DO SUL, SALTO DO YUCUMÃ & ITÁ – 12 a 17 de maio de 2022

Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, transformou-se em uma agradável surpresa de nosso turismo nacional. Possui as maiores jazidas subterrâneas de ametista do mundo e não bastando a cobiça comercial do mercado internacional para o fato, descobriu que pode se beneficiar muito com o turismo e para isto se preparou. Tematizou a cidade com restaurantes subterrâneos, piscinas aquecidas, parques, museus, produção vinícola e visitas a minas em atividade e também já desativadas. A pedra ametista é considerada símbolo de sabedoria e energização o que proporciona à cidade ares místicos e boa energia. E como se não bastasse tanta novidade, ainda vamos conhecer o lindo Salto do Yucumã e conhecer Itá, hoje um dos polos turísticos mais importantes do estado.

Roteiro

12 de maio – 5ª feira – SÃO PAULO / CHAPECÓ / AMETISTA DO SUL – RS (120km)
Apresentação no AEROPORTO DE CONGONHAS, no balcão da cia LATAM, às 08:55, para as formalidades de embarque. Saída no voo LA 3500 às 10:55. Chegada em Chapecó às 12:30. Recepção no aeroporto e traslado ao HOTEL BERTASO, onde almoçaremos no belo restaurante panorâmico do hotel, com vista para a Catedral de Santo Antônio. Após o almoço, breve visita à Catedral e com o ônibus passaremos pela Arena Condá da Chapecoense (visita exterior). Já saindo com destino a Ametista do Sul, atravessaremos o Rio Uruguai, divisor de estados.  Acomodação no HOTEL AMETISTA, hotel familiar, categoria 3 estrelas, com acomodações modernas e confortáveis. À noite, lanche no Café Pedra.

13 de maio- 6ª feira – AMETISTA DO SUL
Café da manhã no hotel. Visitaremos a cidade conhecendo a Igreja de São Gabriel com suas paredes revestidas com mais de 40 toneladas de pedras ametista e também sua pirâmide esotérica de energização. Na sequência, seguiremos para a Mina Belvedere, ainda em atividade, onde teremos a oportunidade de conhecer de perto os processos de extração das pedras ametista até sua industrialização e aprender com nosso guia sobre sua formação geológica. Almoço no Restaurante Belvedere, dentro de uma mina desativada e com suas mesas decoradas com pedras ametista. Tempo livre para compras em sua lojinha e também visita a sua bela piscina subterrânea. À tarde, faremos um alegre passeio em trenzinho passando por garimpos desativados e também belas paisagens. Conheceremos também a LP Minerais, uma das maiores lojas e fábrica de pedras preciosas e semipreciosas da região. À noite, lanche no Café Pedra. Após o lanche, visitaremos a Galeria Capra, com sua exposição de pedras raras e experiências sensoriais.

14 de maio - sábado – AMETISTA DO SUL / DERRUBADAS – SALTO DO YUCUMÃ / AMETISTA DO SUL (100km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino à Derrubadas. Breve visita à cidade conhecendo a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Trocaremos de transporte para seguirmos por uma estrada de terra, no Parque Estadual do Turvo, onde encontra-se o SALTO DO YUCUMÃ, a maior queda d´água longitudinal do mundo com 1800m de extensão. Na realidade, a queda fica em solo argentino, mas avistável somente do solo brasileiro. A altura da queda d´água depende do nível de água do Rio Uruguai. Quanto mais seco o rio, mais impressionante fica o salto. A trilha de acesso ao salto é de 15 minutos e de dificuldade média. Almoço em Derrubadas. Retorno a Ametista. Lanche no Café Pedra.

15 de maio – domingo – AMETISTA DO SUL / ITÁ (160km)
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos o Ametista Parque Museu, um complexo onde está localizada a maior jazida da pedra ametista do mundo. Veremos também mais de 2000 exemplares de pedras preciosas raras, entre elas, a ametista mais valiosa encontrada até hoje pesando 2,5 toneladas e um meteorito de 140kg. Com um carro motorizado tipo Toyota, faremos um passeio pelas galerias iluminadas de uma mina desativada. Caminhando por seus túneis subterrâneos, conheceremos também sua vinícola, cervejaria e chocolateria. Tempo livre para compras em suas lojas. Almoço no lindo restaurante subterrâneo “Restaurante Garimpo”.  Após o almoço, seguiremos viagem até ITÁ. Acomodação no E-SUITES ITÁ RESORT, um belo e novo hotel categoria 4 estrelas, com suas piscinas climatizadas com vista para a represa. Jantar no hotel.

16 de maio – 2ª feira – ITÁ
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos a simpática ITÁ e sua bela região. Com nosso transporte, veremos as torres da antiga igreja de Itá, preservadas como memorial da antiga cidade antes de ser engolida pela represa. Seguiremos ao Mirante do Vertedouro, onde poderemos observar a estrutura de sua Usina Hidrelétrica construída em 1996.  Conheceremos também o Empório do Mirtilo, um sítio rural que cultiva esta exótica fruta e comercializa seus produtos derivados do mirtilo e outras frutas também como morango e physalis.  Seguiremos então para o centro da Nova Itá, totalmente planejada, onde encontraremos uma réplica da antiga igreja. Almoço no hotel. Tarde livre para banhos nas piscinas (aquecidas) do hotel, praticar tirolesa por cima da represa ou andar de funicular. Jantar no hotel.

17 de maio -  3ª feira – ITÁ / CHAPECÓ (70 km) / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a Chapecó para apresentação no aeroporto às 11:30 (almoço não incluído). Embarque no voo LA 3502 saindo 13:30. Chegada em Congonhas às 14:55.