AMETISTA DO SUL & SALTO DO YUCUMÃ – COM ÁGUAS THERMAIS DE ITÁ – 17 a 23 de novembro de 2021

Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, transformou-se em uma agradável surpresa de nosso turismo nacional. Possui as maiores jazidas subterrâneas de ametista do mundo e não bastando a cobiça comercial do mercado internacional para o fato, descobriu que pode se beneficiar muito com o turismo e para isto se preparou. Tematizou a cidade com restaurantes subterrâneos, piscinas aquecidas, parques, museus, produção vinícola e visitas a minas em atividade e também já desativadas. A pedra ametista é considerada símbolo de sabedoria e energização o que proporciona à cidade ares místicos e boa energia. E como se não bastasse tanta novidade, ainda vamos conhecer o lindo Salto do Yucumã e aproveitar as águas termais da região.

Roteiro

17 de novembro – 4ª feira – SÃO PAULO / CHAPECÓ
Apresentação no AEROPORTO DE GUARULHOS, no balcão da cia LATAM, às 15:15, para as formalidades de embarque. Saída no voo LA 3993 às 17:15. Chegada em Chapecó às 18:50. Traslado e acomodação no HOTEL BERTASO, categoria 4 estrelas e bem no centro da cidade. Noite livre.

18 de novembro - 5ª feira – CHAPECÓ / AMETISTA DO SUL- RS (120km)
Café da manhã no hotel.  Visitaremos a cidade conhecendo a Catedral de Santo Antônio, a Arena Condá da Chapecoense (exterior) e passaremos pelos grandes frigoríficos locais, importantes para a economia local que é baseada na agroindústria. Almoço. Na sequência, seguiremos para Ametista do Sul. Acomodação no HOTEL AMETISTA, hotel familiar, categoria 3 estrelas, com acomodações modernas e confortáveis. À noite, lanche no Café Pedra.

19 de novembro- 6ª feira – AMETISTA DO SUL
Café da manhã no hotel. Visitaremos a cidade conhecendo a Igreja de São Gabriel com suas paredes revestidas com mais de 40 toneladas de pedras ametista e também sua pirâmide esotérica de energização. Na sequência, seguiremos para a Mina Belvedere, ainda em atividade, onde teremos a oportunidade de conhecer de perto os processos de extração das pedras ametista até sua industrialização e aprender com nosso guia sobre sua formação geológica. Almoço no Restaurante Belvedere, dentro de uma mina desativada e com suas mesas decoradas com pedras ametista. Tempo livre para compras em sua lojinha e também visita a sua bela piscina subterrânea. À tarde, faremos um alegre passeio em trenzinho passando por garimpos desativados e também belas paisagens. Conheceremos também a LP Minerais, uma das maiores lojas e fábrica de pedras preciosas e semipreciosas da região. À noite, lanche no Café Pedra. Após o lanche, visitaremos a Galeria Capra, com sua exposição de pedras raras e experiências sensoriais.

20 de novembro - sábado – AMETISTA DO SUL / DERRUBADAS – SALTO DO YUCUMÃ / AMETISTA DO SUL (100km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino à Derrubadas. Breve visita à cidade conhecendo a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Trocaremos de transporte para seguirmos por uma estrada de terra, no Parque Estadual do Turvo, onde encontra-se o SALTO DO YUCUMÃ, a maior queda d´água longitudinal do mundo com 1800m de extensão. Na realidade, a queda fica em solo argentino, mas avistável somente do solo brasileiro. A altura da queda d´água depende do nível de água do Rio Uruguai. Quanto mais seco o rio, mais impressionante fica o salto. A trilha de acesso ao salto é de 15 minutos e de dificuldade média. Almoço em Derrubadas. Retorno a Ametista. Lanche no Café Pedra.

21 de novembro – domingo – AMETISTA DO SUL / ITÁ (160km)
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos o Ametista Parque Museu, um complexo onde está localizada a maior jazida da pedra ametista do mundo. Veremos também mais de 2000 exemplares de pedras preciosas raras, entre elas, a ametista mais valiosa encontrada até hoje pesando 2,5 toneladas e um meteorito de 140kg. Com um carro motorizado tipo Toyota, faremos um passeio pelas galerias iluminadas de uma mina desativada. Caminhando por seus túneis subterrâneos, conheceremos também sua vinícola e cervejaria. Tempo livre para compras em suas lojas. Almoço no lindo restaurante subterrâneo “Restaurante Garimpo”.  Após o almoço, seguiremos viagem até ITÁ. Acomodação no ITÁ THERMAS RESORT & SPA, um hotel categoria 4 estrelas, com suas piscinas de águas termais. Jantar no hotel.

22 de novembro – 2ª feira – THERMAS DE ITÁ
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos a simpática ITÁ e região. Com nosso transporte, subiremos ao Mirante do Caracol, para termos um belo panorama da região com sua represa e observarmos as torres da antiga igreja submersa. Já no mirante do Vertedouro, poderemos observar a estrutura de sua Usina Hidrelétrica de Itá, construída em 1996. Conheceremos também o Empório do Mirtilo, um sítio rural que cultiva esta exótica fruta e comercializa seus produtos derivados do mirtilo. Seguiremos então para o centro da Nova Itá, totalmente planejada, onde encontraremos uma réplica da antiga igreja. Almoço no hotel. Tarde livre para banhos em suas piscinas termais e tratamentos (não incluídos) no hotel. Jantar no hotel.

23 de novembro -  3ª feira – THERMAS DE ITÁ / CHAPECÓ (70 km)
Café da manhã no hotel. Manhã livre para usufruirmos o SPA do hotel, que oferece mediante agendamento, vários tratamentos (não incluídos). Entre os mais procurados estão: massagem relaxante, terapia com pedras, massagem com bambus, banho de rosas ou mirtilo e vinhoterapia. Almoço no hotel. Após o almoço, seguiremos para Chapecó. Apresentação no aeroporto às 17:30 para embarque no voo LA 3765 saindo 19:30. Chegada no AEROPORTO DE GUARULHOS às 21:00.