AMETISTA DO SUL COM SALTO DE YUCUMÃ & ITÁ – 14 a 20 de abril de 2024
Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, transformou-se em uma agradável surpresa de nosso turismo nacional. Possui as maiores jazidas subterrâneas de ametista do mundo e não bastando a cobiça comercial do mercado internacional para o fato, descobriu que pode se beneficiar muito com o turismo e para isto se preparou. Tematizou a cidade com restaurantes subterrâneos, piscinas aquecidas, parques, museus, produção vinícola e visitas a minas em atividade e também já desativadas. A pedra ametista é considerada símbolo de sabedoria e energização o que proporciona à cidade ares místicos e boa energia. E como se não bastasse tanta novidade, ainda vamos conhecer o lindo Salto do Yucumã, a maior queda d´água longitudinal do mundo com 1800m de extensão e Itá, hoje um dos polos turísticos mais importantes do estado com seu belo hotel termal.
Roteiro
14 de abril - domingo – SÃO PAULO / CHAPECÓ / AMETISTA DO SUL (120km)
Apresentação no AEROPORTO DE GUARULHOS, no balcão da cia LATAM às 05:35, para as formalidades de embarque. Saída no voo LA 3278 às 07:35. Chegada em Chapecó às 09:15. Almoço na cidade. Após o almoço faremos uma breve visita panorâmica na cidade que tem sua economia baseada no complexo agroalimentar de carnes e aves. Passaremos por seus grandes frigoríficos, conheceremos a Arena Condá da Chapecoense e também a Catedral de Santo Antônio. Seguiremos para Ametista do Sul. No percurso, atravessaremos o Rio Uruguai, divisor de estados. Chegada em Ametista e acomodação no HOTEL AMETISTA, hotel familiar, categoria 3 estrelas, com acomodações modernas e confortáveis e com piscina aquecida. À noite, lanche no Café Pedra.
15 de abril – 2ª feira – AMETISTA DO SUL / DERRUBADAS – SALTO DO YUCUMÃ / AMETISTA DO SUL (100km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã (07:30) com destino à Derrubadas. Breve visita à cidade conhecendo a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Trocaremos de transporte para seguirmos por uma estrada de terra, no Parque Estadual do Turvo, onde encontra-se o SALTO DO YUCUMÃ, a maior queda d´água longitudinal do mundo com 1800m de extensão. Na realidade, a queda fica em solo argentino, mas avistável somente do solo brasileiro. A altura da queda d´água depende do nível de água do Rio Uruguai. Quanto mais seco está o rio, mais impressionante fica o salto. A trilha de acesso ao salto é de 15 minutos e de dificuldade média. Almoço em Derrubadas. Retorno a Ametista. `A noite, lanche no hotel.
16 de abril- 3ª feira – AMETISTA DO SUL
Café da manhã no hotel. Visitaremos a cidade conhecendo a Igreja de São Gabriel com suas paredes revestidas com mais de 40 toneladas de pedras ametista e também sua pirâmide esotérica de energização. Conheceremos também a LP Minerais, uma das maiores lojas e fábrica de pedras preciosas e semipreciosas da região. Almoço no Restaurante Belvedere, dentro de uma mina desativada e com suas mesas decoradas com pedras ametista. Tempo livre para compras em sua lojinha e também visita a sua bela piscina subterrânea. Na sequência, seguiremos para a Mina Belvedere, ainda em atividade, onde teremos a oportunidade de conhecer de perto os processos de extração das pedras ametista até sua industrialização e aprender com nosso guia sobre sua formação geológica. Visitaremos também sua galeria com pedras ametistas de tirar o fôlego! À noite, lanche no Café Pedra.
17 de abril – 4ª feira – AMETISTA DO SUL
Pela manhã conheceremos o Parque Museu, um complexo onde está localizada a maior jazida da pedra ametista do mundo. Veremos também mais de 2000 exemplares de pedras preciosas raras, entre elas, a ametista mais valiosa encontrada até hoje pesando 2,5 toneladas e um meteorito de 140kg. Com um carro motorizado tipo Toyota, faremos um passeio pelas galerias iluminadas de uma mina desativada. Caminhando por seus túneis subterrâneos, conheceremos também sua vinícola, cervejaria e chocolateria. Tempo livre para compras em suas lojas. Almoço no lindo Restaurante subterrâneo “Restaurante Garimpo”. À tarde, conheceremos o Museu do Bambu e também a Galeria Capra, com sua exposição de pedras raras e experiências sensoriais. À noite, lanche no hotel.
18 de abril – 5ª feira – AMETISTA DO SUL / ITÁ (160km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a ITÁ. Chegada para o almoço e acomodação no ITÁ THERMAS RESORT, um hotel termal, com suas piscinas de água quente e seus tratamentos de spa (não incluídos). Check-in 15:00. Tarde livre. Jantar no hotel.
19 de abril – 6ª feira – ITÁ
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos a simpática ITÁ e sua bela região. Com nosso transporte, veremos as torres da antiga igreja de Itá preservadas como memorial da antiga cidade antes de ser engolida pela represa. Seguiremos ao Mirante do Vertedouro onde poderemos observar a estrutura de sua Usina Hidrelétrica construída em 1996. Conheceremos também o Empório do Mirtilo, um sítio rural que cultiva esta exótica fruta e comercializa seus produtos derivados do mirtilo e outras frutas também como morango e physalis. Seguiremos então para o centro da Nova Itá, totalmente planejada, onde encontraremos uma réplica da antiga igreja. Almoço no hotel. Tarde livre para banhos nas piscinas aquecidas do hotel, praticar tirolesa por cima da represa ou andar de funicular. Jantar no hotel.
20 de abril - sábado – ITÁ / CHAPECÓ (70 km) / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel. Manhã livre para banhos termais e tratamentos (não incluídos). Almoço no hotel. Após o almoço saída com destino a Chapecó para apresentação no aeroporto às 17:00. Embarque no voo LA 3277 saindo 19:40. Chegada em Guarulhos às 21:20.