ALGODOAL, O PARAÍSO PRESERVADO DO PARÁ COM BELÉM – 21 a 26 de maio de 2021

Algodoal é um paraíso ainda pouco conhecido, distante 180km de Belém. É uma ilha e uma APA (Área de Proteção Ambiental). Para chegar lá fazemos uma travessia em barco de 30 minutos. Na ilha não se pode utilizar veículos motorizados. Os meios de transporte são charretes, bicicletas ou a pé mesmo. Suas ruas são todas de areia. Suas praias são extensas, calmas e paradisíacas. Seus manguezais, dunas e trilhas ecológicas completam a beleza da região. Algodoal também é a terra do carimbó, uma dança de roda típica do Pará. Enfim, Algodoal é beleza, tranquilidade e simplicidade…

 

Roteiro

21 de maio – 6ª feira – SÃO PAULO/BELÉM/MARUDÁ/ALGODOAL
Apresentação no Aeroporto de Congonhas, no balcão da cia Latam, às 05:00 para embarque no voo LA 3420 saindo às 06:25 e pousando em Brasília às 08:10. Conexão com o voo LA 3358 saindo 08:50 e pousando em Belém às 11:25. Traslado ao Hotel Ibis Aeroporto para almoço. Após o almoço, iniciaremos a viagem de 180km até Marudá, onde pegaremos um barco para atravessar o Rio Marapanim (30 minutos). Chegando em Algodoal, utilizaremos charretes (10min) para chegarmos à Pousada. Acomodação na Pousada Ponta do Boiador. A pousada está muito bem localizada, bem no centro da vila de Algodoal, perto de pizzaria, lanchonete, mercado e farmácia. E também bem em frente à praia! Noite livre.
22 de maio – sábado – ALGODOAL – PRAIA DA PRINCESA
Café da manhã na pousada. Pela manhã, sairemos em charretes para conhecermos a Praia da Princesa. É a praia mais famosa de Algodoal com dunas de areia branca e onde se encontram vários quiosques e restaurantes. Lá daremos tempo para aproveitar a praia, comer petiscos, tomar uma caipirinha e almoçar (não incluído). Também faremos uma linda trilha de aproximadamente 40 minutos por entre dunas até a Lagoa da Princesa. Uma lagoa paradisíaca, de águas negras e sezonal (só está lá no período das chuvas, que é de janeiro a junho). Retorno à Pousada em charretes. À noite, sugerimos participar do tradicional e alegre “carimbó” da cidade no bar Mupeua. É um bar e restaurante, onde locais se encontram para dançar e cantar este tradicional ritmo paraense.
23 de maio – domingo – ALGODOAL – VILA/PRAIA DE FORTALEZINHA

Café da manhã na pousada. Pela manhã, seguiremos em charretes até o porto de Algodoal para pegarmos o barco e seguirmos 30 minutos até a praia de Fortalezinha com sua pequena vila de pescadores. Tempo livre para banhos de mar em suas lindas praias (acesso com rabetas). Almoço (não incluído). No retorno, nos organizaremos para passarmos no canal no final do dia para observarmos várias aves retornando para seu “dormitório” e pousando em suas árvores preferidas. Veremos biguás, mergulhões, garças e guarás. É um espetáculo lindo! Retorno a Algodoal.
24 de maio– 2ª feira – ALGODOAL – FURO VELHO/MARUDA/BELÉM

Café da manhã na pousada. Pela manhã, de acordo com o horário da maré, faremos um passeio em canoa motorizada pelo furo velho, onde o canoeiro vai remando tranquilamente por entre este manguezal. Poderemos avistar caranguejos, garças, guarás e quem sabe até macacos. O passeio é contemplativo e tem duração de uma hora aproximadamente. Almoço (não incluído). À tarde, retorno para Belém. Acomodação no Hotel Radisson Belém.
25 de maio – 3ª feira – BELÉM/VER O PESO/ILHA DO COMBU/BELÉM
Café da manhã na pousada. Pela manhã, sairemos de madrugada para vivenciarmos o Mercado Ver o Peso em seu momento mais emblemático: a chegada do açaí e também de seus peixes. É um verdadeiro espetáculo de luz, cores, movimentos e sabores. Também conheceremos seus temperos e artesanato. Continuaremos a visita de Belém conhecendo a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazareth, o Theatro da Paz, inaugurado em 1878, a Catedral, a fachada da Casa das Onze Janelas e o Forte do Presépio. Pegaremos um barco e seguiremos (15 minutos) até a Ilha de Combu onde almoçaremos em um de seus deliciosos restaurantes em palafitas (possibilidade de banho). Retorno a Belém.
26 de maio – 4ª feira – BELÉM/SÃO PAULO

Café da manhã no hotel. Manhã livre. À tarde, traslado ao aeroporto para embarque no voo LA 3377 saindo 16:35 e pousando em Brasília às 19:15. Conexão com o voo LA 3418 saindo 20:35 e pousando em Congonhas às 22:25.