GUATEMALA – 11 a 21 de Fevereiro de 2021 (Carnaval)

A Guatemala foi colonizada pelos espanhóis entre 1523 e 1821. É um antigo território dos maias que impressiona por suas belezas naturais, vulcões, lagos de águas azuis, selvas e muita tradição. Visitaremos a colonial La Antígua, uma cidade cheia de cultura, história e arquitetura. Conheceremos também seu lindo Lago Atitlan, ornado por três imponentes vulcões. Vamos à pitoresca “Chichicastenango” no domingo, o dia mais vibrante de seu famoso mercado indígena. E naturalmente mergulharemos no legado de sua civilização pré-colombiana visitando Tikal e Yaxha, duas majestosas cidades maias perdidas e engolidas pela floresta.

Roteiro

11 de Fevereiro – 5ª feira – SÃO PAULO
Apresentação no Aeroporto de Guarulhos, no balcão da cia Copa Airlines, Terminal 2, às 22h40, para as formalidades de embarque.

12 de Fevereiro – 6ª feira – PANAMÁ / GUATEMALA / LAGO ATITLAN
Saída do voo CM 758 à 01h40. Chegada no Panamá às 06h39. Conexão com o voo CM 358 saindo às 09h50. Chegada na Guatemala às 11h13. Recepção no aeroporto. Traslado ao LAGO ATITLAN (120km). Acomodação no HOTEL ATITLAN, charmoso hotel colonial, categoria 4 estrelas, com vistas deslumbrantes para o lago e seus três imponentes vulcões. Jantar no hotel.

13 de Fevereiro – Sábado – LAGO ATITLAN, PANAJACHEL E SUAS COMUNIDADES DE BARCO
Café da manhã no hotel. Durante o dia todo, conheceremos o LAGO ATITLAN, uma das joias da Guatemala e considerado por muitos o lago mais bonito do mundo. Suas comunidades ainda preservam sua cultura maia e muitos locais ainda se vestem de forma tradicional. São ricos em cultura, artesanatos, tecelagem e cerâmica. Para aproveitarmos melhor, utilizaremos barcos entre as comunidades. Panajachel é sua maior vila e está distante 2 km de nosso hotel. Almoço no passeio. Noite livre.

14 de Fevereiro – Domingo – LAGO ATITLAN / CHICHICASTENANGO / LAGO ATITLAN (40km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a pequena Chichicastenango, cercada por montanhas, localizada a 2000m de altitude. Apelidada carinhosamente de “Chichi” por turistas e locais, é uma mistura inconfundível da presença dos colonizadores espanhóis e da cultura maia oriunda de diferentes regiões que celebram suas tradições. Às 5as feiras e aos domingos, tem um famoso “ Mercado Indígena”, onde vendem de tudo : ervas, frutas, verduras, artesanatos, produtos agrícolas, animais e seus famosos tecidos coloridos . Aos pés da escada de sua igreja de 400 anos, seus xamãs se reúnem e invocam seus espíritos. É uma explosão de vida, cultura e cores. Almoço. Retorno ao Lago Atitlan.

15 de Fevereiro – 2a feira – LAGO ATITLAN / LA ANTÍGUA (100km)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a La Antígua. Chegada e acomodação no Hotel POSADA DE DON RODRIGO, um charmoso hotel colonial categoria 4 estrelas, bem no centro histórico da cidade. Almoço. À tarde, visitaremos a cidade de La Antígua a pé, que conservou muito bem suas construções do período colonial. É um prato cheio para quem gosta de história, cultura e arquitetura. Conheceremos sua Plaza Mayor com a Catedral de San Jose construída em 1542 mas abalada por vários terremotos. Também passaremos pelo Arco de Santa Catalina, que conectava o convento de mesmo nome a uma escola. Era por onde as freiras passavam totalmente em reclusão, sendo impossível ver a rua, pois não há janelas no arco. Visitaremos também o Colégio dos Jesuítas com um pequeno Museu de Arte Pré Colombiana. Noite livre.

16 de Fevereiro – 3a feira – LA ANTÍGUA
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos o Paseo de los Museos, uma rota cultural que compreende cinco museus imperdíveis: farmácia, arqueológico, Arte Pré Colombiana, da Prata e Colonial. Conheceremos também as ruínas da Igreja e Convento das Capuchinas de 1736 e também a Igreja de Las Merces, um verdadeiro ícone barroco guatemalteco. Almoço. Tarde livre. Sugerimos passear pelo mercado de artesanato El Carmen pertinho de nosso hotel.

17 de Fevereiro – 4a feira – LA ANTÍGUA
Café da manhã no hotel. Dia livre. Sugerimos excursão ao Vulcão Pacaya (trilha), um vulcão ativo e em constante erupção. Jantar no hotel.

18 de Fevereiro – 5a feira – LA ANTÍGUA / GUATEMALA / FLORES
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã para a cidade da Guatemala, capital do país. Visitaremos a sua Catedral Metropolitana com sua construção iniciada em 1782, veremos o Palácio Nacional de la Cultura, símbolo arquitetônico da cidade e visitaremos também seu Mercado Central com suas frutas, legumes e muitos artesanatos. Conheceremos também o lindo Museu Ixchel de trajes indígenas. Almoço. Em horário a ser especificado, seguiremos ao aeroporto para embarque em voo doméstico (50 min de voo) com destino a Flores. Chegada, traslado e acomodação no HOTEL CAMINO REAL TIKAL, categoria 4 estrelas, localizado em frente ao Lago Peten Itza. Noite livre.

19 de Fevereiro – 6a feira – FLORES / TIKAL / FLORES
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a TIKAL, uma das mais importantes cidades Maia, testemunho do esplendor e do poder de sua civilização. Foi habitada pelos maias entre os séculos XI a.c e X d.c. É hoje um Parque Nacional e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Local fantástico onde encontraremos 6 pirâmides sendo a mais imponente a denominada de “Grande Jaguar” construída entre 740-750 d.c com impressionantes 47m de altura abrigando a tumba do Rei Jasaw K´awil no seu topo. Veremos também palácios, praças, templos e reservatórios de água, tudo em meio a uma rica vegetação densa de floresta. Retorno a Flores. Almoço. À tarde, visitaremos a pé, a adorável ilhota de Flores, em meio ao Lago Peten e com suas casas e igreja colonial no alto da cidade. Noite livre.

20 de Fevereiro – Sábado – FLORES / YAXHA /FLORES / GUATEMALA
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos as ruínas da antiga cidade maia de YAXHA. Terceira maior cidade maia da região, compreendendo mais de 500 construções entre elas 9 pirâmides. Veremos a acrópoles com seu palácio real, o observatório gastronômico e o campo de jogos. Tudo em meio a uma densa vegetação e alguns animais. Por ser pouco visitada por turistas, tem um ambiente mais tranquilo e místico. Almoço. À tarde, embarque em voo regional com destino a Guatemala. Acomodação no Hotel Radisson Guatemala, categoria 4 estrelas. Noite livre.

21 de Fevereiro – Domingo – GUATEMALA / SÃO PAULO
Devido ao horário, não haverá café da manhã neste dia. Saída com destino ao aeroporto para embarque no voo da Copa Airlines, CM 389 saindo 07h10 e chegando no Panamá 10h37. Troca de avião com o voo CM 701 saindo 11h48. Chegada no Aeroporto de Guarulhos, Terminal 2, às 20h45.