APARADOS DA SERRA & VALE DOS VINHEDOS – 07 a 13 de novembro de 2020

O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação de proteção da natureza, localizado na Serra Geral, entre o Rio Grande Sul e Santa Catarina, criado em 1959. É famoso por seus cânions do Itaimbezinho & Fortaleza, considerados entre os mais lindos de nosso planeta. O parque também é conhecido por suas paisagens de planícies, florestas de araucárias, cachoeiras e riachos, que vamos conhecer com Land Rovers 4X4. Na sequência, visitaremos a região de Bento Gonçalves onde vivenciaremos a verdadeira história da imigração italiana no Brasil conhecendo seu grande legado vinícola que nos proporciona hoje um enoturismo rico e de qualidade.

Roteiro

07 de Novembro – Sábado – São Paulo – Caxias do Sul – Cambará do Sul
Apresentação no Aeroporto de Congonhas para embarque no voo G3 1270 saindo 09:15. Chegada em Caxias do Sul às 10:50. Recepção no aeroporto. Seguiremos para almoço no Chateau Lacave, castelo em estilo medieval, sonho de um empreendedor uruguaio tendo sua construção iniciada em 1968. Após visita do castelo, seguiremos 130 km até chegarmos em Cambará do Sul. Acomodação no Cambará Eco Hotel, um hotel confortável, categoria 4 estrelas, com proposta ecológica, rodeada de uma bela natureza e em frente a um lindo lago. Noite livre.

08 de Novembro – Domingo – Cânion Itaimbezinho
Café da manhã no hotel. Bem cedo pela manhã, viajaremos 20km em estrada de chão com destino ao famoso Cânion de Itaimbezinho, a principal atração do Parque Nacional Aparados da Serra. Seus paredões verticais têm até 720m de profundidade e suas fendas estreitas chegam a 6 km de comprimento. Uma beleza natural incrível! Para conhecê-lo, há duas trilhas na parte alta com relativa estrutura: a trilha do vértice é a mais curta, com 1,5 km (ida e volta) em terreno relativamente plano. Nesta trilha há mirantes onde avistaremos a Cascata das Andorinhas com 200m de altura e a Véu da Noiva com 289m. Há também a trilha do Cotovelo, onde se caminha pelo lado oposto do cânion, com 6 km de extensão (ida e volta) também em terreno plano, por uma antiga estrada do parque com vários mirantes para os impressionantes paredões. Retorno ao hotel. Almoço na galeteria “O Casarão”, no centro de Cambará, restaurante de ambiente rústico e agradável, que utiliza somente produtos orgânicos. À tarde, visitaremos a pequena cidade de Cambará do Sul. Conheceremos a Igreja de São José na praça principal e também o artesanato Kantu Kente, empresa familiar que tece malhas, xales e mantas em lã pura de ovelha. Também vamos visitar o sítio dos “Sabores da Querência” com deliciosas geleias especiais e também antepastos. Retorno ao hotel. Noite livre.

09 de Novembro – 2ª feira – Rotas das Cachoeiras
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã em Land Rovers 4X4 para conhecermos as belezas naturais do Parque Nacional de Aparados da Serra. Cruzaremos campos, matas, rios e córregos da região. As Land Rovers praticamente acessam todas as atrações, portando pouco exigirá das pessoas. Conheceremos a Cachoeira do Venâncio, um lindo conjunto de quatro quedas d´água. Cruzaremos o Rio Tainha para chegarmos no Passo do “S”, muito utilizada antigamente pelos tropeiros onde encontra-se outra linda queda d´água. Almoço na Estância Felicidade, no Restaurante “Parrilla do Seu Carlos”, um churrasco tipicamente gaúcho em ambiente rural. Visitaremos aqui também a cachoeira do Tio França. Retorno ao hotel. Noite livre.

10 de Novembro – 3ª feira – Cânion Fortaleza/ Bento Gonçalves
Café da manhã no hotel. Saída cedo pela manhã para viajarmos 23km em estrada de chão até chegarmos ao Cânion Fortaleza. O Cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, é o maior e mais imponente da região. Seus paredões atingem 900m de altura e se estendem por mais de 7 km e um enorme bloco de pedra intriga a todos pois é equilibrado em uma pequena base de 25cm. Aqui faremos a trilha do Mirante, com total de 3 km, porém com 800m de relativa subida. Quem chegar lá, será presenteado com 90% da vista do cânion e também poderá avistar a cidade de Torres e o litoral do Rio Grande do Sul. Retorno ao hotel. Almoço no “Restaurante do Lago”, em nosso próprio hotel, onde apreciaremos deliciosas trutas. Após o almoço, seguiremos viagem para Bento Gonçalves (180km). Chegada e acomodação no Hotel Laghetto Viverone, bom hotel categoria 4 estrelas, estilo moderno, no centro da cidade. Noite livre.

11 de Novembro – 4ª feira – Bento Gonçalves – Caminhos de Pedra
Café da manhã no hotel. Dia inteiro de passeio para conhecermos a história dos imigrantes italianos contada por sua arquitetura, paisagens e costumes. O itinerário é de 12 km e nos proporcionará várias visitas rurais como a Casa da Erva Mate onde poderemos degustar o tradicional chimarrão, a Casa do Tomate com sua história e seus vários produtos derivados do tomate, a Casa da Tecelagem com sua produção manual de tecidos, a Casa com suas tradicionais “Cucas", a pequena Vínícola Strappazon com sua casa de pedra de 1880. Nosso almoço será na típica “Casa Angelo”, uma tratoria familiar, em uma casa de 1889 em pedra de basalto irregular. Noite livre

12 de Novembro – 5ª feira – Bento Gonçalves – Vale do Rio das Antas com Trem do Vinho
Café da manhã no hotel. Pela manhã embarcaremos no “Trem do Vinho”. Em uma Maria Fumaça percorreremos 23km entre Bento Gonçalves, Garibaldi a Carlos Barbosa. O passeio é uma alegria só com degustações de vinhos e suco de uva, música e dança. Em Carlos Barbosa visitaremos a loja da Fábrica da Tramontina e seguiremos 30 km para a Vínícola Cristófoli, onde teremos um almoço harmonizado servido no jardim. Após o almoço, seguiremos para a Vinícola Salton, umas das vinícolas mais antigas e imponentes da região, fundada em 1910 por imigrantes italianos. Conheceremos sua história de mais de 100 anos de produção de vinhos passeando por suas instalações e parreiras e com degustação de seus vinhos naturalmente! Noite livre.

13 de Novembro – 6ª feira – Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos – Caxias do Sul – São Paulo
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos o Vale dos Vinhedos, o principal destino enoturístico do Brasil. Uma rica herança deixada pelos imigrantes italianos onde se encontram várias vinícolas de destaque entre seus vales e montanhas cobertas de parreiras. Visitaremos a Vinícola Miolo que é hoje a maior exportadora de vinhos do Brasil passeando com um enólogo por seus lindos parreirais e tanques com deguste de seus rótulos emblemáticos. Nosso almoço será no Restaurante Giordani Gastronomia Cultural, onde servem uma deliciosa sequência de pratos italianos. Após o almoço, seguiremos para Caxias do Sul, para apresentação no aeroporto às 17:05 para embarque no voo G3 1275 saindo 19:05. Chegada em Congonhas às 20:30.